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Como divulgar um blog: 5 dicas para atrair mais visitantes engajados

O blog deixou de ser apenas um canal para as pessoas relatarem coisas cotidianas há muito tempo. Atualmente, muitas empresas utilizam essa mídia para atrair o público-alvo e convertê-lo em cliente. No entanto, não basta colocar o blog no ar e esperar os resultados — você precisa saber como divulgar um blog de forma eficiente.

É preciso deixar claro que o blog proporciona benefícios diferentes de um site profissional, apesar de ambos serem importantes em uma estratégia de marketing digital. A principal diferença é que o primeiro permite que você publique conteúdos com frequência. Desse modo, suas chances de atrair um público qualificado e gerar engajamento aumentam.

Neste artigo, apresentaremos os melhores canais para você divulgar o seu blog e, consequentemente, gerar mais negócios para a sua empresa. Boa leitura!

Como divulgar um blog

O principal motor para o seu blog atrair visitantes e torná-los frequentadores assíduos é o conteúdo. Por isso, é importante pesquisar os assuntos que o seu público está procurando e elaborar materiais de qualidade, sejam eles artigos, infográficos, vídeos ou e-books. Caso contrário, é provável que os usuários cheguem à sua página e nunca mais voltem.

O marketing de conteúdo é um grande aliado do funil de vendas. Portanto, ele deve ser dividido em três etapas: atração, consideração e decisão.

Atração

Na primeira fase, os assuntos são mais abrangentes e educativos, elaborados para trazer os visitantes que estão fazendo suas buscas na internet. Logo, você não deve falar do seu produto ou serviço, mas procurar solucionar diferentes problemas relacionados ao seu segmento. Se você presta um serviço de contabilidade on-line, por exemplo, pode criar um artigo explicando “a importância do planejamento tributário”.

Consideração

Já no meio do funil, seus conteúdos podem ser mais específicos e falar sobre os produtos ou serviços. Contudo, esse não é o momento para fazer propaganda do seu negócio — o intuito do material continua sendo educar as pessoas. Então, em vez de dizer que o seu negócio é o melhor, você pode elaborar um infográfico explicando “como escolher o serviço de contabilidade ideal”.

Decisão

Por fim, chega o momento da equipe de vendas trabalhar em conjunto com o time de marketing. Na fase de decisão, os conteúdos devem ser preparados para que o consumidor escolha a sua empresa. Uma ótima opção nesse estágio é exibir testemunhos de clientes satisfeitos e seus maiores cases de sucesso.

Agora que você já sabe a importância do conteúdo para gerar resultados com o seu blog, vamos conferir os principais canais para divulgá-lo.

Canais para divulgar o blog da empresa

1. Redes sociais

Essa talvez seja a escolha mais óbvia, porém é bastante eficiente. Dificilmente encontramos algum usuário de internet que não esteja presente em pelo menos uma rede social. Sendo assim, podemos concluir que essas são excelentes mídias para dar visibilidade ao seu blog.

É relativamente comum observarmos empresas publicando textos grandes em suas páginas sociais por não darem valor ao blog corporativo. No entanto, é preciso levar em consideração que cada mídia tem suas particularidades. Uma das características das redes sociais é o compartilhamento de mensagens breves. Não é por menos que o Instagram Stories faz tanto sucesso entre os usuários.

Portanto, o ideal é reservar o blog para a publicação de materiais densos e compartilhar esses conteúdos nas mídias sociais. Para isso, você deve descrever em poucas palavras o que o usuário vai encontrar ao clicar no link e adicionar um CTA (call-to-action) convidando-o a acessar o post.

2. Guests posts

Os guests posts são publicações feitas por convidados em blogs de terceiros. O principal objetivo dessa ação é divulgar o seu canal, atingindo a audiência do outro. Em troca, quem fez o convite ganha um conteúdo original e/ou a possibilidade de também escrever em seu blog.

Geralmente, o convidado não é do mesmo segmento de quem o chamou para elaborar o guest post, mas de áreas complementares. Então, uma empresa que vende peças automotivas, por exemplo, pode fazer um artigo para o blog de um posto de gasolina.

Outra vantagem dos guests posts é que eles contribuem para o ranqueamento das páginas nos motores de busca, como o Google. Existe uma explicação para isso: os buscadores entendem que se um site está apontando um link para o seu domínio, isso significa que ele é relevante. Logo, cada backlink que você recebe é um ponto a mais para ficar bem posicionado nos resultados das pesquisas.

3. E-mail marketing

Grande parte dos blogs de sucesso disponibiliza uma newsletter para os visitantes assinarem e receberem conteúdos novos em suas caixas de e-mail. Isso faz com que as pessoas voltem mais vezes e se tornem frequentadoras assíduas.

Como falamos no início, ao criar conteúdos baseados no funil de vendas, você consegue converter usuários em leads e clientes — e o e-mail marketing é uma peça-chave, especialmente na fase de decisão. É por meio desse canal que você consegue uma proximidade maior com os usuários para convencê-los a escolher seus produtos.

Apesar das vantagens em contar com uma base grande de contatos, evite comprar listas prontas de e-mail. Essas listas são formadas por pessoas que não demonstraram interesse em seus serviços ou produtos. Sendo assim, ao fazer isso, você desperdiça seus esforços e aborrece os consumidores.

4. Grupos de discussão

Os grupos de discussão, como os do Facebook, são ótimos lugares para você divulgar os seus conteúdos. Para isso, você deve procurar comunidades e fóruns que sejam do seu segmento. Dessa forma, você atinge pessoas que têm o perfil do seu público-alvo.

É preciso tomar bastante cuidado com a maneira que você divulga seus materiais. Caso você apenas saia copiando e colando os links aleatoriamente, vai gerar antipatia e possivelmente será excluído do grupo. Então, a melhor saída para difundir os conteúdos do seu blog é ajudar os outros membros.

Imagine que uma pessoa está com dificuldades para instalar um roteador Wi-Fi em casa e você tem um artigo explicando o passo a passo para isso. Assim, basta escrever nos comentários uma breve explicação e compartilhar o seu link para que ele saiba tudo sobre o assunto. Fazendo isso do jeito correto, além de divulgar o seu blog, você ajuda os usuários e ganhar autoridade em seu nicho.

5. Mecanismos de busca

Faz muito tempo que o Google é o site mais acessado do mundo. Quando alguém está com dúvida sobre determinado assunto, entra no mecanismo de busca, faz uma pesquisa e rapidamente vê os resultados. Aqueles que estão na primeira página são os que recebem mais cliques. Afinal, ao olhar dos usuários, os resultados mais relevantes estão nas primeiras posições.

No entanto, conquistar um bom lugar no ranking não é uma tarefa fácil. Primeiramente, será necessário produzir muitos conteúdos durante certo tempo — e isso não é tudo. É necessário pesquisar as melhores palavras-chave para inserir no título e ao longo do texto, certificar que suas páginas carreguem rapidamente, otimizar o site para os dispositivos móveis, entre outras práticas de SEO.

Apesar da complexidade, vale a pena reservar um tempinho para essa tarefa, pois, desse modo, você atrai um tráfego qualificado sem gastar nada. Caso você queira agilizar o processo, a melhor opção é investir em links patrocinados do Google AdWords. Você até gastará uma quantia com esses anúncios, mas a visibilidade será garantida.

Agora que você já sabe como divulgar um blog, comece a colocar o seu plano em prática. Conforme vimos neste artigo, por meio do blog, você conquista autoridade na sua área, fica bem posicionado nos mecanismos de busca e converte visitantes em clientes fiéis.

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