Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

Como aumentar a taxa de conversão das campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é muito utilizado para captura de leads e fidelização de clientes dentro de uma estratégia de marketing digital. Contudo, para que a taxa de conversão de e-mail marketing seja satisfatória, algumas regras básicas precisam ser seguidas.

A linguagem usada, o tamanho do texto ou até mesmo o título podem ser decisivos na hora do clique. Por isso, preparamos para você este post. Siga a leitura e descubra como melhorar, de uma vez por todas, suas táticas de e-mail marketing. Vamos lá?

Segmente seus contatos

Tudo começa por uma boa segmentação de seu público-alvo. Dessa forma, você poderá personalizar o conteúdo enviado, o que também aumenta a taxa de conversão de e-mail marketing, isto é, a possibilidade de as pessoas clicarem no link que leva para o seu site.

O importante é ter em mente que não adianta atirar para todos os lados. Você precisa fazer com que a mensagem relevante chegue para as pessoas certas. Para isso, segmente sua lista de e-mail com base no histórico de compras, no comportamento online, na demografia, entre outros fatores.

Leve em consideração a jornada de compra

Não basta saber quem é o seu público-alvo. Você precisa também saber em que estágio da jornada de compra seu cliente está. Apenas dessa forma você conseguirá fornecer conteúdo relevante no momento exato.

Lembre-se de que a jornada de compra é o caminho percorrido pelo consumidor desde o reconhecimento do problema até a decisão de adquirir o produto. Um e-mail marketing que consiga conduzir o cliente para a próxima etapa é fundamental.

Envie mensagens apenas para quem autorizou o recebimento

Comprar uma lista de e-mails ou enviar spam são práticas que afetam a imagem da empresa, além de não contribuírem em nada para o aumento da taxa de conversão.

O ideal é que a companhia invista em estratégias de cadastro. Você pode oferecer a demonstração de um produto ou um e-book em troca de dados de contato, por exemplo.

Defina uma frequência de disparos

Tome cuidado também com o envio excessivo de mensagens. Esse é um dos principais motivos de solicitação de descadastro.

Por outro lado, enviar poucos e-mails pode desengajar sua base de contatos. Sendo assim, inclua no seu planejamento a frequência de disparos e mantenha esse ritmo constante.

Também é importante definir o dia e horários de envio. Há períodos com maior potencial de sucesso, em que o público está mais propenso a se engajar.

Para saber quais são esses momentos, faça testes. Cada público-alvo reage de um jeito diferente, por isso não há um horário padrão. O que dá certo para um nicho de mercado pode não dar certo para outro.

Você pode criar uma agenda de disparos, alternando dias e horários, e avaliar a resposta das pessoas.

Crie um bom título

O assunto do e-mail marketing é o primeiro contato do lead com a mensagem. O título pode, inclusive, definir a abertura ou não do conteúdo.

Por isso, ele precisa chamar a atenção entre tantas outras mensagens na caixa de entrada. Portanto, use palavras de efeito, que provoquem a curiosidade das pessoas, fazendo com que elas abram o e-mail para saber do que se trata.

Além disso, o ideal é que o título seja curto (de 40 a 60 caracteres). Assim, não serão cortados na visualização mobile. Procure também usar palavras-chaves do seu negócio e da sua área de atuação, sempre evitando termos como grátis, clique, abra etc. que remetem a spam.

Não pareça um robô

Uma estratégia eficaz de e-mail marketing depende muito do toque humano das mensagens. Isso porque, quando o leitor se conecta com aquele texto, há um aumento da credibilidade e, consequentemente, da taxa de abertura e conversão.

Sendo assim, não siga padrões engessados. Evite que o leitor pense que uma máquina escreveu aquela mensagem. Para isso, procure variar na estrutura do e-mail marketing e, até mesmo, usar referências do cotidiano dos seus leads.

Inclua links e facilite o compartilhamento nas redes sociais

Como o objetivo do e-mail marketing é nutrir e conduzir o lead pela jornada de compra, o uso de links dentro do texto contribui para essa estratégia.

Os links podem direcionar para a página de um produto relacionado, para um artigo do blog ou qualquer outro destino relevante para o leitor. Além disso, é recomendável o uso de botões de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Assim, você aumentará o reconhecimento da sua marca.

Capriche no CTA


O CTA, ou call-to-action, é o último passo para a conversão. Trata-se da peça-chave da estratégia. Geralmente, o CTA é um botão que contém alguma instrução, que pode ser “faça o download”, “inscreva-se” etc.

Alguns cuidados ajudam a fazer com que esse item fique em destaque, facilitando o clique, tais como:

  • uso de uma cor contrastante;
  • posicionamento em local estratégico;
  • tamanho maior em relação aos outros elementos do e-mail;
  • utilização de efeito 3D.

Além disso, é sempre bom evitar o emprego de expressões genéricas como “clique aqui”. O ideal é deixar claro o benefício que o leitor terá ao clicar no botão.

O direcionamento também precisa estar dentro de um contexto. Levar um lead que está no topo do funil de vendas para a página de um produto não vai gerar o resultado esperado. Pior ainda: isso pode comprometer toda a estratégia.

Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados é fundamental para o aumento da taxa de conversão de e-mail marketing. Só assim você conseguirá saber quais aspectos precisam ser melhorados dentro da estratégia.

Quando se percebe, por exemplo, que a taxa de abertura do e-mail está abaixo do normal, isso pode significar que o assunto da mensagem precisa ser melhorado.

E sabe aquele lead que acabou de se converter? Não perca tempo! Entre logo em contato com ele enviando um e-mail personalizado. Você pode, inclusive, criar um fluxo de nutrição para quem se cadastra no site.

Por fim, mantenha sempre sua lista de e-mails limpa. Seguir enviando mensagens para quem não está se engajando pode distorcer suas estatísticas.

Seguindo essas dicas básicas você certamente aumentará a taxa de conversão de e-mail marketing, ajudando sua empresa a crescer. E para uma estratégia digital eficaz, conte com o apoio de uma empresa de confiança. Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos fazer por você.

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos