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Datas comemorativas: saiba como usá-las para vender mais

As datas comemorativas são parte do calendário brasileiro e, mais do que elas realmente representam, também têm impacto comercial importante. De diferentes maneiras, e-commerces podem aproveitar esses períodos para impulsionar as vendas, afinal, muitas delas estão ligadas ao consumo de algum modo.

Para ter um bom volume de vendas nessas datas é preciso se preparar. Um bom planejamento com um calendário comercial permite fazer boas campanhas e ações específicas. Dessa forma, cada período pode ser aproveitado, ajudando o e-commerce e potencializar seus resultados e cumprir com as expectativas.

Prestes a fazer seu planejamento? Saiba mais sobre como essas datas são importantes e veja como se preparar para vender mais nesses períodos.

Entenda mais sobre o impacto das datas comemorativas nas vendas

O comércio sempre se preparou para receber as datas comemorativas com boas ofertas, promoções e também com um estoque reforçado de produtos. Com o passar dos anos, o avanço do varejo digital foi uma grande mudança, mas não alterou o modo como essas datas podem ser aproveitadas.

Além dos pontos físicos, o e-commerce também pode fazer uso desses períodos para impulsionar suas vendas, graças às ações especiais. Muitas dessas datas estão ligadas à tradição de presentear, então há um aumento natural da procura de alguns produtos.

Se há mais pessoas querendo consumir, os e-commerces precisam se aproveitar disso de maneira estratégica. O planejamento faz toda diferença para que as campanhas de marketing e de vendas sejam capazes de atender ao aumento da procura.

Cada data comemorativa deve ser pensada com antecedência, sempre com um planejamento de divulgação, condições de preços, ofertas e entregas especiais. Da comunicação à logística, absolutamente tudo deve ser estrategicamente preparado pelos varejistas do e-commerce.

Veja como se preparar para esses períodos

A preparação para as datas comemorativas envolvem esforços de todos os tipos, desde o marketing até a organização para garantir que as vendas sejam entregues.

Cada um desses pontos ajuda a potencializar as vendas, gerar engajamento, melhorar a credibilidade da empresa e mostrar que ela é referência no seu segmento.

A seguir, veja como se preparar para esses períodos e desenvolver um plano de ações para se antecipar e aproveitar bem essas oportunidades de vendas.

Desenvolva um calendário comercial

O calendário comercial não é nenhuma novidade para as empresas, mas ele deve ter sua importância reforçada. Nele constam todas as datas importantes para o varejo, ou seja, também têm aquelas em que as oportunidades de venda aumentam.

Para organizar bem o planejamento, defina um calendário que relacione todas essas datas comemorativas ao longo do ano. Dentro de cada período será possível estruturar as ações que serão executadas. Isso ajudará a empresa a cumprir com o planejamento e aproveitar as datas com todas as ações pertinentes.

Crie campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais valiosas para estreitar relações com o público. Ele pode ser usado para enviar alertas, comunicados e antecipar promoções e campanhas, como as que estão relacionadas às datas comemorativas.

Dessa forma, desenvolva conteúdos para serem disparados em períodos próximos às datas, para comunicar as condições especiais de compra que estão por vir. Isso ajuda a gerar expectativa no consumidor, que se prepara para as datas. Pelo e-mail você também podem propor acesso antecipado à promoção para quem se inscrever.

Personalize seu ambiente virtual

Quanto mais impactante for a experiência ao consumidor, melhor. Um site com o visual diferente em uma data comemorativa chama atenção, torna o momento mais agradável e desperta o desejo de compra. Por isso, estruture as mudanças que serão feitas e planeje junto à equipe de desenvolvedores.

Para cada um desses períodos é possível dar uma cara diferente ao ambiente virtual. No Natal, por exemplo, itens básicos de decoração dessa época do ano podem tomar conta da página. Quanto mais atrativo for o site, mais os clientes estarão engajados à campanha relacionada à data.

Prepare o estoque para o aumento das vendas

Mais vendas estão relacionadas à logística do seu e-commerce. Para oferecer promoções é importante se preparar, tendo um estoque reforçado que atenda a esse volume potencializado de compra. Do contrário, o atraso no envio ou a falta de produtos vai gerar frustração e a perda da credibilidade do seu varejo digital.

Além do estoque, é preciso otimizar também os processos logísticos. Se preciso, contrate colaboradores temporários para essas épocas. Em períodos como a Black Friday a demanda de pedidos aumenta muito e, consequentemente, o trabalho de envios segue esse padrão. Atrasos são sempre muito prejudiciais ao negócio.

Crie promoções temáticas

O público ama promoções, e isso independe de um negócio físico ou digital. Quando se trata de um e-commerce, essas promoções são ainda melhores, já que vêm acompanhadas da comodidade de comprar sem sair de casa.

As datas comemorativas são excelentes oportunidades de oferecer descontos e condições especiais de compra. Isso pode ser feito por meio de fretes mais baratos, preços menores, vouchers de desconto e uma série de outras facilidades. Sempre associe essas promoções às datas para gerar expectativa e desejo de consumo.

Saiba quais principais datas podem ser aproveitadas

Algumas datas comemorativas têm grande potencial para render campanhas estratégicas. Nesses períodos, o número de vendas pode subir muito, desde que os e-commerces se organizem e desenvolvam boas ações. Saiba quais são as principais datas a seguir.

Páscoa

Época em que os chocolates estão em alta, mas que todo o setor alimentício pode aproveitar bem. Comidas, bebidas e todo o setor gastronômico podem fazer campanhas para impulsionar suas vendas, graças à tradição de reunir famílias.

Dia das mães

Quem não quer presentear a mãe? Uma das datas mais importantes e mais versáteis, afinal, qualquer presente é válido. Vale muito a pena reforçar o marketing, ter um bom estoque à espera e potencializar os resultados. Prepare seu e-commerce porque essa data já está próxima.

Dia dos namorados

O dia dos namorados é outra data com grande apelo comercial e que se mostra igualmente versátil. Descontos para compras casadas são uma ótima estratégia de conseguir otimizar o ticket médio nesse período.

Black Friday

Data que cada vez mais tem adeptos no Brasil, a Black Friday promete descontos e preços muito mais baixos em e-commerces de qualquer segmento. O período movimenta muito a economia e já é muito esperado durante o ano todo. É preciso se preparar em todos os sentidos para aproveitar o máximo dessa data,

As datas comemorativas são estratégicas e podem representar um aumento significativo de vendas para o e-commerce. Para aproveitá-las, basta se planejar e pensar em ações criativas que entreguem as vantagens que o consumidor busca.

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