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Entenda a importância da experiência do usuário para uma loja virtual

A experiência de usuário (UX) é um conceito que vem sendo cada vez mais difundido. Isso porque os consumidores, que hoje passam muito tempo no ambiente digital, têm buscado maneiras mais simples e agradáveis de realizar suas tarefas online.

Sendo assim, as marcas — em especial as que contam com loja virtual — estão preocupadas em oferecer boas experiências de navegação.

Ficou interessado? Quer saber como sua loja virtual pode usar esse recurso para atrair clientes e fidelizar os atuais? Então, siga a leitura do post e descubra o que a experiência do usuário pode fazer pela sua empresa. Vamos lá?

O que é a experiência do usuário?

Em uma loja virtual, a experiência do usuário diz respeito a como o consumidor se sente ao navegar pelo site. Porém, vale esclarecer que isso vai além da eficiência. Não basta que o e-commerce facilite o processo de compra, por exemplo.

Sem dúvida, esse é um ponto importantíssimo e que deve ser considerado, porém outros pontos fazem parte desse conceito, como o acesso às informações. Além disso, o consumidor não pode se sentir pressionado ou frustrado durante a jornada de compra, ou seja, entra em jogo até um componente emocional.

A experiência, portanto, está relacionada com todas as relações que o usuário tem com o produto ou serviço. Por isso, o assunto exige uma visão mais ampla. Alguns pilares ajudam a entender melhor o conceito. Confira.

Usabilidade

Refere-se à maneira como o consumidor dispõe de esforço no ambiente por onde está navegando — se a loja virtual funciona bem e atende à demanda, por exemplo. Para que o site tenha uma boa usabilidade é preciso entender as dores do usuário, mergulhar em seus problemas.

Conteúdo

O conteúdo precisa ser relevante para o cliente. Dentro de uma estratégia de UX, é muito importante que o conteúdo seja eficaz, com informações úteis e instruções práticas que possam ajudar a enriquecer a experiência do usuário.

Também é fundamental um tom de voz correto nos textos, que esteja em sintonia com a estratégia da empresa na web.

Estética Design visual

Trata-se de algo muito importante, já que a empresa se comunica também a partir do design visualda loja virtual. É ele o responsável pela percepção geral do cliente, pela primeira impressão que terá da marca.

Por isso, o  design visual deve oferecer uma interface atrativa e uma boa navegação, o que fortalecerá a confiança do usuário.

Design de interação

Refere-se à maneira como os usuários interagem com a empresa. Ele precisa ser pensado a partir da ideia de que o consumidor vai percorrer um caminho até a compra do produto. Com o fluxo bem definido, a pessoa sempre saberá onde está e qual será o próximo passo.

Um bom design de interação leva em conta onde as pessoas mais clicam e onde ficam por mais tempo no site ou loja virtual.

Arquitetura da informação

Esse é um ponto essencial, porque engloba uma visão geral de toda a estrutura,  desde os pontos de contato com a empresa, contextos e cenários de utilização, planejamento e apresentação de conteúdo e por fim a conversão. .  Lembrando que é sempre importante posicionar as informações de forma estratégica na página, sendo possível chamar atenção do usuário para o que importa e definir de fato como as coisas devem funcionar.

Como melhorar a experiência do usuário em uma loja virtual?

Em uma loja virtual, a experiência do usuário está diretamente ligada à concretização de uma venda. Como vimos, todos os pilares do UX ajudam, de uma forma cognitiva, o consumidor a se decidir pela compra.

Por outro lado, a UX também contribuirá para que o cliente consiga ter uma boa percepção da marca e dos valores da empresa.

Para que tudo isso aconteça, é importante seguir alguns passos. Acompanhe.

Valorize a praticidade

Isso tem a ver com a usabilidade da loja, com o acesso e a fluidez com que o usuário navegará. A maneira como os botões de compra aparecem e para onde eles levam, por exemplo, precisam fazer sentido, funcionar bem, enfim, valorizar a praticidade.

Além disso, é muito importante que o cliente consiga encerrar o processo de compra o quanto antes, por meio de passos fáceis que, inclusive, possam ajudá-lo na tarefa. É melhor que o cliente gaste mais tempo olhando os produtos e tudo o que você tem a oferecer do que tentando entender algo.

Faça pesquisas

Perceba por que clientes abandonam o carrinho e o que realmente vende no seu e-commerce. Para isso, nada melhor do que uma pesquisa. A partir das suas métricas e vendas, você poderá perceber se há oportunidades de conversão perdidas, buscar feedbacks, enviar e-mail transacionais perguntando como foi a experiência de compra, se houve alguma dificuldade no processo etc.

Tenha uma estratégia de conteúdo

A maneira como se passa a informação também é determinante na decisão de compra. É preciso, antes de mais nada, conhecer o público que se quer atingir. A partir daí, usar o tom de voz adequado para uma conversa informal ou mais séria, por exemplo. Isso vale também para as redes sociais e feedbacks, seja por SMS ou Whatsapp.

Considere a viabilidade

Se você está pensando em colocar algo na loja, é preciso antes analisar se é viável para aquele momento. Um produto novo nem sempre é relevante quando as vendas do antigo estão indo bem. Nesse caso, novamente é necessário voltar a atenção para o usuário. Isso que deve determinar a estratégia a ser adotada.

Acompanhe suas métricas

O acompanhamento das métricas ajuda a redefinir rotas e estratégias sempre que necessário. A plataforma da Locaweb, por exemplo, consegue acoplar um pixel tanto de Analytics quanto de diversas outras ferramentas para que se faça a mensuração dos resultados, acompanhe os acessos, as informações demográficas, seções mais visitadas etc.

Converse com seu cliente

Pergunte se ele está gostando da sua loja, peça que dê uma nota para a jornada de compra, e qual foi a experiência que ele teve ao comprar o produto, por exemplo. Você pode, inclusive, enviar um e-mail para o cliente a cada compra com uma pequena pesquisa.

Para isso, use um e-mail marketing com que permita mensuração. Você pode, por exemplo, colocar um formulário dentro da loja perguntando se a pessoa quer receber um desconto na primeira compra ou se ela quer ficar antenada em relação às novidades. A empresa consegue fazer isso de forma fácil dentro da ferramenta da Locaweb.

Dessa forma, é possível criar conteúdos mais assertivos, extrair configurações específicas de tags e até fazer integração com o Adwords. O importante é sempre experimentar, avaliar os resultados e modificar a estratégia quando necessário.

Enfim, a experiência do usuário depende de vários fatores e, para uma loja virtual, é fundamental que o consumidor tenha  fácil acesso e que atenda o site corresponda às suas demandas. Como vimos, a Locaweb oferece as ferramentas necessárias para isso. Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer pelo seu e-commerce.

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