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Saiba qual a importância e quais as melhores estratégias de SEO

Saiba qual a importância e quais as melhores estratégias de SEO

Imagine poder divulgar seu e-commerce e atrair usuários qualificados sem precisar investir em mídia paga. Por meio da correta estratégia de SEO isso é possível! Com um conteúdo relevante e a aplicação de algumas técnicas, seu site pode aparecer entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca da internet.

Quer saber como conseguir isso? Então, siga a leitura do post e prepare-se para aumentar as vendas da sua loja virtual. Vamos lá?

Qual a importância do SEO para e-commerce?

As estratégias de SEO — ou Search Engine Optimization — têm como principal objetivo otimizar a pesquisa orgânica e, assim, melhorar o ranqueamento do site, principalmente no Google.

Já foi provado que os usuários não passam dos primeiros resultados da busca para encontrar a resposta que desejam durante uma pesquisa na internet. Sendo assim, um bom posicionamento pode ser decisivo para que sua empresa receba o clique e possa ajudar a solucionar o problema desse usuário.

Consegue perceber os benefícios que você conquista nesse processo? E eles não param por aí. Confira outros motivos para investir em SEO:

  • ganhar autoridade no mercado, destacando-se da concorrência;
  • conquistar a confiança do usuário, que terá seu problema resolvido pela sua empresa;
  • atrair tráfego qualificado, de consumidores com interesse claro pelo seu conteúdo;
  • atrair tráfego orgânico, sem investimento em mídia.

Para um e-commerce, isso significa, ao final, aumentar sua vendas. Portanto, toda a estratégia precisa estar voltada para a atração de clientes. Porém, para isso, é importante respeitar e acompanhar a jornada do consumidor.

Sendo assim, a loja virtual pode complementar sua estratégia de marketing digital com um blog. Se você tem um e-commerce de artigos esportivos, por exemplo, um blog servirá como meio de educar a audiência sobre o tema.

Dessa forma, você poderá trabalhar uma palavra-chave, como tênis para corrida, tanto para o blog quanto para a loja virtual. Enquanto o primeiro levará informações relevantes para os praticantes desse tipo de atividade, o e-commerce mostrará as opções de produtos disponíveis.

Quais as melhores estratégias de SEO para e-commerce?

Algumas dicas básicas, quando bem aplicadas, têm o poder de otimizar o e-commerce para os mecanismos de busca. Acompanhe as principais delas.

Escolha a palavra-chave com cuidado

Um bom trabalho de SEO deve partir de uma informação básica: o que sua audiência está procurando. Com isso, você conseguirá entender quais termos trabalhar no blog ou no próprio e-commerce, na descrição dos produtos.

Se a sua loja virtual vende eletrodomésticos, por exemplo, você pode analisar as palavras com base no funil de vendas. No início, o consumidor vai buscar simplesmente “geladeira” (head tail, ou seja, termos gerais). Ao final, poderá buscar por algo como “geladeira frost free branca frete grátis” (long tail, isto é, termos mais específicos).

Normalmente, uma head tail consegue atrair mais usuários, mas em um momento em que o cliente ainda não está pronto para adquirir seu produto. Já uma long tail atrai menos visitantes, porém, por outro lado, com mais possibilidades de conversão, lembrando que, quanto mais específico o termo procurado, maior a propensão do cliente para comprar.

Existem algumas ferramentas que ajudam a encontrar a palavra-chave ideal, como:

Garanta uma boa velocidade de carregamento

Em 2010, a velocidade de carregamento do site começou a ser considerada pelo algoritmo de ranqueamento do Google. Isso porque o tempo de espera prejudica a experiência do usuário e, consequentemente, diminui as page views e as conversões.

Uma ferramenta interessante que pode ser usada a seu favor é o PageSpeed Insights, que analisa sua loja virtual e dá dicas de como melhorar sua velocidade de carregamento.

Uma dica importante é sempre otimizar as imagens utilizadas. Um buscador não consegue “ver” uma imagem, por isso ele precisa fazer a leitura por meio de textos que são usados para descrevê-las.

Sendo assim, tags <alt> e <src> garantem que os robôs possam ler e compreender do que se trata essa imagem.

Além disso, é importante reforçar que o SEO também deve ser usado nas ilustrações, ou seja, a palavra-chave deve aparecer na sua descrição.

Defina URLs amigáveis

Elas correspondem a endereços eletrônicos mais transparentes e fáceis de compreender. As URLs amigáveis referem-se, diretamente, às páginas do e-commerce.

Quando utilizadas, o posicionamento da loja virtual melhora, já que os buscadores levam em consideração o que as pessoas procuram. Se isso estiver explícito na URL, facilitará o processo.

A dica é evitar URLs com códigos. De preferência, utilize a palavra-chave e poucos caracteres. Veja alguns exemplos:

  • www.ecommerce.com.br/scarpin-preto-salto-alto (produtos);
  • www.ecommerce.com.br/sapatos-femininos/scarpin (categorias).

Faça uma descrição otimizada dos produtos

Tudo começa por um bom título. Lembre-se de utilizar a palavra-chave relevante para o seu negócio e que tenha relação com a página.

Depois, atente para o conteúdo, ou seja, à descrição do produto. Ela é essencial para o ranqueamento do seu site. Para isso, faça descrições completas e que contenham as palavras-chaves mais relevantes.

Além disso, jamais copie descrições de outras lojas virtuais ou dos fornecedores. Isso gera conteúdo duplicado, o que acaba atrapalhando no ranqueamento.

Sendo assim, crie um texto original e bem detalhado, com linguagem simples, de modo que engaje o usuário e mostre ao Google sobre o que você está falando.

Não se esqueça das Heading Tags estruturadas

As Heading Tags estruturam a página, apresentando os conteúdos com maior relevância. Além disso, permitem uma análise melhor dos buscadores. Tratam-se de marcadores de vão do H1 — o mais relevante — ao H6 — o menos relevante.

Desta forma, com as Heading Tags bem estruturadas, a leitura flui melhor. Como a experiência do usuário é um dos principais pontos para o ranqueamento, esses marcadores aumentam as chances de a loja virtual aparecer entre os primeiros resultados em uma busca.

Enfim, com a aplicação correta de uma estratégia de SEO, o seu e-commerce conseguirá aparecer nas melhores posições nos mecanismos de busca e, assim, atrair mais consumidores e gerar mais vendas.

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