Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing
vender-mais-no-dia-dos-pais-6-dicas-para-alavancar-o-seu-negocio

Vender mais no Dia dos Pais: 6 dicas para alavancar o seu negócio

O varejo digital está sempre atento às datas comemorativas e às oportunidades de ter melhores resultados nesse período. Um e-commerce que se planeja bem sabe o quanto pode vender mais no Dia dos Pais. Para isso, é necessário fazer ações especiais e desenvolver boas ações de marketing nesse período.

A data está no calendário das datas mais importantes do comércio. Portanto, esta é uma ótima oportunidade de potencializar os resultados. Em 2017 e 2018, a data teve um crescimento animador em relação ao desempenho do comércio e, diante disso, a tendência é que em 2019 ocorra o mesmo.

Se o consumidor está disposto a comprar, sua empresa deve estar pronta para oferecer boas condições e se estruturar para atender às demandas. Confira, a seguir, 6 dicas valiosas para se preparar!

1. Veicule campanhas nas redes sociais

As redes sociais são imprescindíveis para o marketing digital. Quem gerencia um e-commerce certamente já têm páginas em diferentes plataformas e, por meio delas, mantém uma proximidade com seu público, além de veicular ações, impulsionar posts e realizar atendimentos. No Dia dos Pais, desenvolver campanhas especiais para as redes sociais é fundamental para ter maior apelo e mostrar os seus produtos.

Essas campanhas podem ser realizadas de diversas formas, desde ações bem especiais até mesmo com a divulgação simples de ofertas. Há empresas que investem mais e fazem campanhas em vídeo, por exemplo, que trazem uma narrativa com apelo emocional. Se a sua empresa preparar algum tipo de promoção ou desconto, as redes também podem ser utilizadas para divulgar essas ações e impulsionar posts.

2. Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente forma de aumentar as chances de vendas no Dia dos Pais. Com uma estratégia bem desenvolvida, é possível manter um contato antecipado e preparar o seu lead ou o cliente já existente com um fluxo de disparos. Antes mesmo da data, uma campanha já pode ser preparada para gerar a curiosidade no público, que ficará à espera das promoções.

Uma estratégia de e-mail marketing é fundamental para gerar um relacionamento com o público e, por meio de um fluxo de e-mails, levar ofertas variada de conteúdos e também de promoções ou condições especiais. A ação pode, até mesmo, disparar cupons de descontos para pessoas que cadastrarem seus e-mails. Assim, você consegue contatos em longo prazo e boas vendas na data comercial.

3. Ofereça brindes

Brindes são ótimos para conquistar seu público, ainda mais se forem anunciados antes mesmo das compras serem realizadas. Então, por que não utilizar essa prática para vender mais no Dia dos Dais? Para isso, sua empresa pode usar do apelo emocional na oferta do brinde associado a uma compra.

O posicionamento pode ser no sentido de um presente oferecido pelo varejista, como: “Seu pai merece esse brinde!”. Nesse contexto, estruture sua operação para que, a cada compra realizada até determinada data, todas sejam enviadas com esse brinde, direcionado aos pais. Não se esqueça de que, para realmente gerar interesse, o item ofertado deve ter valor e precisa fazer sentido, ou seja, útil a um pai.

4. Faça parcerias com outras marcas

Que tal estabelecer parcerias com outras marcas, de diferentes segmentos? Essa aproximação pode gerar ótimas oportunidades de negócios e, principalmente, vendas! O ideal é se aliar a empresas que tenham, primeiramente, os mesmos valores que a sua. Inicialmente, isso já garante um alcance amplo de públicos, fazendo com que o seu realmente se interesse pelo serviço incluso nessa parceria.

A oferta em si pode ser variada. De cupons de desconto a serviços grátis do seu parceiro, tudo vale quando a ideia é potencializar os resultados nesse período. Para que essas campanhas sejam ainda mais sólidas, o ideal é que a empresa com a qual a parceria está sendo firmada também ofereça algo de valor para quem é pai (ou para o público masculino em geral). Assim, não se perde o conceito principal da data, que é presentear essas pessoas.

5. Venda kits ou produtos avulsos de acordo com perfil do pai

Os kits fazem muito sucesso em datas comemorativas e podem ajudar muito a vender mais no Dia dos Pais. Nesse caso, é interessante montar esses kits pensando nos diferentes perfis de pais, o que ajuda muito o consumidor a identificar mais facilmente o que o seu próprio pai gostaria de ganhar.

Quer ver um exemplo básico? A segmentação de kits poderia ser organizada da seguinte forma:

  • pai esportista: um tênis de corrida, meias e monitor cardíaco;
  • pai executivo: um smartphone e uma caneta de luxo;
  • pai churrasqueiro: um kit de churrasco com faca, pegador, garfo e tábua de carne.

Esses conceitos podem ser amplamente explorados e, é claro, as possibilidades variam de acordo com o segmento do seu e-commerce.

Se você não quiser vender kits, não tem problema: use esses diferentes perfis de pais e crie seções na sua loja virtual. Assim, o consumidor identifica qual se encaixa melhor com seu pai e, nessas páginas, encontra uma ótima seleção de itens para presentear!

6. Crie hotsites sazonais

O hotsite é uma opção de site temporário, menor e com menos páginas, com uma proposta simples: dar destaque a uma campanha, a um produto ou a um evento específico. Nesse caso, o hotsite seria voltado para criar uma seleção de promoções especiais que o e-commerce oferecerá no Dia dos Pais. A ideia é dar destaque àqueles produtos, valorizando a campanha para a data comemorativa.

Esse hotsite precisa ser chamativo, com acesso fácil aos produtos e com uma homepage que mostre informações mais importantes, além de vídeos e outras peças da campanha. Sabe os kits? É uma ótima ideia vendê-los nesse hotsite, que pode ser voltado somente a eles ou mais amplo, com uma seleção maior de itens em evidência.

É possível vender muito mais no Dia dos Pais com boas ações e criatividade seguindo essas dicas. Por isso, não se esqueça de aplicá-las no seu modelo de negócio e se planeje para conseguir bons resultados.

Curtiu o post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos